Sustentabilidade no Sítio 62, a casa da Biosabores, é uma prática rotineira, levamos a sério e cuidamos para que toda ação tomada no sítio seja sustentável!
Mas o que é ser sustentável?
Ser Sustentável é um tomar ações que envolvem cuidados com o planeta, as pessoas e a sociedade.O manejo orgânico do parreiral protege as nascentes, melhora e conserva a qualidade do solo, cuida das pessoas que trabalham na terra por não utilizar produtos químicos tóxicos (os agrotóxicos). A sociedade por sua vez pode se beneficiar com este manejo, por meio do consumo de alimentos livres de residuais de agrotóxicos, por conviver num ambiente saudável e poder desfrutar de água pura…
A Biosabores, ainda na questão de beneficiar a sociedade, trabalha duro para alcançar cada vez mais preços justos. Nossa busca por valores acessíveis a todos é uma questão muito importante, pois faz todo sentido quando falamos de sustentabilidade e produtos saudáveis, quanto mais pessoas usando, melhor para todos!
Alguns manejos realizados no sítio 62:
Adubação verde: dessa forma melhoramos a qualidade do solo, resgatando nutrientes e microrganismos, que tornam o solo novamente um organismo “vivo”. O adubo verde é semeado no outono e se desenvolve em pleno inverno, enquanto o Vale dos Vinhedos está dormente, o sítio 62 está em plena atividade e o solo coberto de verde!
Poda verde: na primavera a videira sai da dormência e inicia a brotação, que segue até o verão. Quando chega o auge as parreiras estão repletas de folhas e então nós entramos fazendo a poda verde, que é a retirada do excesso de galhos que possam impedir entrada de sol e circulação de ar. A poda verde é importante para reduzir a incidência de fungos no parreiral.
Aplicação de composto: durante a semeadura de inverno aplicamos composto orgânico certificado, (que não apresenta resquícios de químicos prejudiciais), para melhorar ainda mais o teor de matéria-orgânica no solo.
Fungos no solo: a fim de aumentar a população no solo de fungos benéficos, aplicamos 2 vezes por ano o Tricoderma, sendo este um fungo que habita naturalmente o solo. O Tricoderma ajuda na decomposição e mineralização de restos vegetais, disponibilizando nutrientes para a videira, além de controlar o crescimento de fungos prejudiciais.
Alternativas
Além da sustentabilidade praticada no manejo do parreiral, buscamos alternativas que preservem o meio ambiente quando escolhemos para elaborar o suco, garrafas de vidro reciclado e para acondicioná-las usamos caixas de papelão reciclado.