A videira está em fase de dormência… ops! dormência na parte aérea, porque a parte da planta que está dentro do solo, ou seja, as raízes, está em plena atividade!!
Sim! A atividade agora está dentro da terra, com as raízes captando nutrientes, que serão armazenados até a primavera, onde ocorre a brotação.
E o que fazemos no sítio 62 para auxiliar as videiras nesse período?
Ainda antes do inverno, mais exatamente no início do outono, semeamos nabo, ervilhaca e aveia preta, os chamados adubos verdes. Essa é a prática da adubação verde, que auxilia no aumento de matéria-orgânica, na manutenção de acidez e temperatura do solo, na ativação da vida no solo favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos, mantém a umidade e aumenta a infiltração de água no solo, impede o impacto direto das gotas de chuva sobre o solo, propiciam melhor reciclagem dos nutrientes, facilita melhor estruturação do solo.
Trocando em miúdos, torna o solo saudável e vivo, cheio de nutrientes necessários para a manutenção da videira!
No mês de julho iniciamos também a aplicação de preparados biodinâmicos, aplicando o preparado 500, direcionado para o crescimento de raízes, quanto mais raiz melhor para a planta!!
Nessa época do ano o solo do sitio 62 é bem verde, como se pode ver na foto! É um contraste na região, já que nesse momento a grande maioria dos parreirais estão numa coloração marrom.