Estamos sempre em busca de alternativas de manejo para o sítio 62, com intuito de ajudar a planta na sua imunidade, auxiliar os microrganismos do solo, proteger o entorno… por isso, em julho deste ano iniciamos os testes com os preparados biodinâmicos, dentro do conceito da Viticultura Biodinâmica, que está sendo praticada na serra gaúcha e já mostra ótimos resultados!
A biodinâmica foi criada por Rudolf Steiner, que em 1924 expôs seus estudos a um grupo de agricultores europeus, que buscavam reviver o solo infértil e contaminado pela I Guerra Mundial. Naqueles dias de seminário Steiner explicou os fundamentos da agricultura biodinâmica e apresentou os chamados preparados biodinâmicos, numerados de 500 a 508.
Os preparados biodinâmicos, para se ter uma ideia, são elaborados, por exemplo, a partir de esterco de vaca fresco, sílica moída, plantas medicinais. Cada um deles tem uma função e seguem a ideia de que estamos fornecendo para a planta ou solo informações, por exemplo, quando borrifamos o 501 sobre as folhas na época vegetativa da videira, estamos provocando microfisuras em sua superfície, o que fará com que a planta entenda que tem que aumentar sua imunidade para fechar aquelas microfissuras, elevando também a imunidade para fungos que estão no ambiente. O 501 também é aplicado na época de dormência, no ambiente do organismo agrícola (como uma propriedade é chamada na biodinâmica), assim toda a vegetação existente (árvores, arbustos, vegetação de qualquer tipo) vai criar imunidade e proteger todo o ambiente.
Nós aplicamos o 501 em julho seguindo essa orientação, pois como o ano passado o clima favoreceu alto crescimento fúngico, é muito interessante iniciar essa proteção a partir do entorno.
A biodinâmica segue as influências do Sol, Lua, planetas e suas relações, dentro de um calendário onde todas as combinações são expostas por dia e nós escolheremos aqueles dias melhores para cada manejo que pretendemos realizar. É o que estamos fazendo neste momento por exemplo com a poda, quando escolhemos os melhores dias segundo o calendário.
Estamos aprendendo e testando. Sempre pensando na sustentabilidade do sítio, tanto ambiental, como financeira, uma vez que os preparados biodinâmicos são elaborados a partir do que temos no sítio e do que nossos vizinhos podem nos oferecer, como leite e esterco de vaca.